VISITAS

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ETERNAMENTE CHANEL


ETERNAMENTE CHANEL...


GABRIELLE BONHEUR CHANEL, (19 DE AGOSTO DE 1883 Á JANEIRO DE 1971) MAIS CONHECIDA COMO COCO CHANEL, FOI UMA IMPORTANTE ESTILISTA FRANCESA E UMA MULHER A FRENTE DO SEU TEMPO. AS SUAS CRIAÇÕES ATÉ HOJE DITAM E INFLUENCIAM A MODA MUNDIAL. É A FUNDADORA DA EMPRESA DE VESTUÁRIA CHANEL.

CHANEL TINHA QUATRO IRMÃOS, O PAI ERA FEIRANTE E A MÃE ERA DOMÉSTICA. APÓS A MORTE DA MÃE QUE FALECEU DE TUBERCULOSE, O PAI DE CHANEL FICOU RESPOSÁVEL POR TOMAR CONTA DAS CRIANÇAS,
COCO E AS DUAS IRMÃS FORAM CRIADAS NUM COLÉGIO INTERNO E OS DOIS IRMÃOS FORAM TRABALHAR COM O PAI.

APÓS SUA SAÍDA DO COLÉGIO ELA TRABALHOU COMO COSTUREIRA EM UMA LOJA DE ENXOVAIS.
EM 1903 COM VINTE ANOS GABRIELLE TENTOU PROCURAR EMPREGO NA ÁREA DO COMÉRCIO E DA DANÇA (COMO BAILARINA) ONDE RARAMENTE TEVE GRANDES PAPEIS DEVIDO Á SUA ESTATURA.

APÓS UM TEMPO ELA SE CASA COM UM SOCIALITE E HERDEIRO DE UMA FAMOSA FABRICA DE TECIDOS QUE NA ÉPOCA FABRICAVA UNIFORME DO EXÉRCITO. O ROMANCE DUROU POUCO.


POR VOLTA DE 1910 COCO CONHECEU O GRANDE AMOR DE SUA V IDA O MILIONÁRIO ARTHUR CAPEL, QUE A AJUDOU A ABRIR A SUA PRIMEIRA LOJA DE CHAPÉUS. MESES MAIS TARDE SEU GRANDE AMOR MORREU NUM DESASTRE DE CARRO.
COM ESTE DESGOSTO,CHANEL ABRIU A PRIMEIRA CASA DE COSTURA, COMERCIALIZANDO TAMBÉM CHAPÉUS. NESSA MESMA ÉPOCA COMEÇOU A VENDER ROUPAS DESPOSTIVAS PARA IR A PRAIA E PARA MONTAR A CAVALO. TAMBÉM INVENTOU AS PRIMEIRAS CALÇAS FEMININAS.

NO INICIO DOS ANOS 20, CHANEL SE APAIXONOU POR UM PRINCIPE RUSSO, DMITRI PAVLOVICH. A SUA RELAÇÃO COM PAULOVITCH A FEZ DESENHAR ROUPAS COM BORDAODS DO FOLCLORE RUSSO, E PARA ISSO CONTRATOU 20 BORDADEIRAS.

SUAS ROUPAS VESTIRAM GRANDES ATRIZES DE HOLLYWOOD E SEU ESTILO DITAVA MODA EM TODO MUNDO, O CHANEL N°5. O NOME REFERIA-SE AO SEU ALGARISMO DA SORTE. DEPOIS DESSE PERFUME VEIO O N°17, MAS ESTE NÃO TEVE O MESMO ÊXITO QUE O N°5.

DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, CHANEL FECHOU A CASA E TEVE UM ROMANCE COM UM OFICIAL ALEMÃO. REABRIU-A EM 1954.

NO FINAL DA GUERRA, OS FRANCESES CONCEITUARAM ESTE ROMANCE MAL E DEIXARAM DE FREQUANTAR A SUA CASA. NESTA ÉPOCA CHENEL TEVE PORTANTO DIFICULDADES FINANCEIRAS. PARA MANTER A CASA ABERTA PASSOU A VENDER SUAS ROUPAS NA SUIÇA ONDE COMEÇOU A RESIDIR.


DEVISO A MORTE DO EX-PRESIDENTE JOHN KENNEDY E Á ADMIRAÇÃO DA EX PRIMEIRA DAMA JACKIE KENNEDY POR CHENEL, ELA COMEÇOU A APARECER NAS REVISTAS DE MODA COM A CRIAÇÃO DOS SEUS TAILLEURS. DEPOIS VOLTOU A RESIDIR NA FRANÇA.

FALECEU NO HOTEL RITZ PARIS EM 1971, ONDE VIVEU POR ANOS. O SEU FUNERAL FOI ASSISTIDO POR CENTENAS DE PESSOAS QUE LEVARAM AS SUAS ROUPAS EM DINAL DEHOMENAGEM.

O FILME COCO ANTES DE CHANEL RETRATA A BIOGRAFIA DA ESTILISTA, COM A TAMBÉM FRANCESA AUDREY TAUTOU.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM